Sinalização Horizontal

Certamente você já deve ter escutado ou até mesmo falado que atualmente parece crescer ainda mais o número de carros nas vias e estradas, e sim, é uma afirmação mais que correta. Do ano de 2001 até 2016 foi registrado uma quantidade de veículos duas vezes e meia mais do que anteriormente sendo assim, chegando ao número de 61 milhões, fora que o número de automóveis teve um crescimento três vezes mais do que a população de São Paulo e, para completar, hoje em dia temos até cidades que possuem mais carros do que habitantes e Rio Preto que fica localizado no interior de São Paulo é um exemplo disso.

POR QUE A SINALIZAÇÃO HORIZONTAL É TÃO IMPORTANTE NO DIA A DIA?

Sabemos que para termos uma ordem em qualquer local deve-se ter sinalização e regras/ordens a serem cumpridas, certo? Partindo desse princípio, todos os condutores devem saber os significados de cada sinalização, incluindo a sinalização horizontal que está tão presente nas vias e rodovias públicas, e é dever dos condutores de automóveis e até mesmo pedestres terem o conhecimento sobre a sinalização horizontal e outras sinalizações, tais como:

  • Sinalização vertical;
  • Sinalização sonora;
  • Sinalização gestual;
  • Sinalização luminosa;
  • Dispositivos auxiliares.

E qual é a principal função da sinalização horizontal? Falaremos um pouco sobre a sinalização horizontal e também o motivo de ser tão importante na atualidade. A sinalização horizontal refere-se a tudo que é feito e realizado diretamente nos pavimentos de qualquer via, ou seja, asfalto, e certamente iremos saber quais são as sinalizações através de linhas, símbolos, marcações e legendas. A sinalização horizontal é utilizada para organizar o fluxo de pedestres e de veículos e também para controlar e orientar situações que podem ocorrer inesperadamente.

AFINAL, COMO PODEMOS DIFERENCIAR A SINALIZAÇÃO HORIZONTAL?

Para facilitar e ajudar no discernimento da sinalização horizontal, as vias são demarcadas com cores diferenciadas e as citaremos aqui: a cor preta é para diferenciar o contraste da pintura com o pavimento; a cor vermelha é usada para ciclovias, ciclofaixas, e também para símbolos de farmácias e hospitais; a cor amarela é para demarcar espaços, orientar fluxos contrários e para marcar espaços que sejam proibidos; já a cor branca é para marcar fluxos que possuem o mesmo sentido, usada também para símbolos e para faixas de pedestres e, por último a cor azul que geralmente é utilizada para marcar paradas de embarque e desembarque de pessoas que possuem deficiência física e estacionamentos.

Se você deseja conhecer mais sobre nossos equipamentos, entre em contato agora mesmo. Estaremos dispostos a lhe atender!

Regiões do Brasil que atendemos.

Regiões de São Paulo que atendemos.

Mais visitados

O texto acima "Sinalização Horizontal" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.